Centro dia
O atendimento no Centro Dia tem início com a acolhida e a escuta ativa e qualificada do usuário e de sua família para a elaboração conjunta de um Plano de Atendimento Individual ou Familiar. As atividades no serviço serão realizadas por uma equipe multiprofissional, multidisciplinar e de atuação interdisciplinar, sob distintas metodologias de escuta e expressão das relações (reuniões, leituras, vídeos, músicas, grupos focais, atenção individualizada, atividades com água, esporte e lazer, dentre outras), não apenas nos espaços físicos da unidade, mas envolvendo o domicílio, o bairro, a comunidade, clubes, cinemas, praças entre outros espaços, com o objetivo de promover:
- Convivência familiar, grupal e comunitária, fortalecimento de vínculos e cuidados pessoais;.
- Ampliação das relações sociais para evitar o isolamento social;
- Identificação de tecnologias assistivas de autonomia e convivência no Centro Dia, no domicílio e na comunidade;
- Inclusão em outros serviços no território (educação, consultas, reabilitação, odontologia, atividades culturais, de esporte e lazer) e acesso a benefícios (BPC, Bolsa Família e benefícios eventuais);
- Orientação e apoio aos cuidadores familiares;
- Produção de conhecimentos de referência para o SUAS (Sistema Único de Assistência Social)
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Com vistas a monitorar processos e conferir resultados, o serviço no Centro Dia de referência deverá definir instrumentos que permitam a avaliação do alcance dos objetivos do serviço com os usuários, a partir de indicadores identificados no momento inicial do atendimento, chamado de “linha de base do atendimento” a ser construída a partir das informações do Plano de Atendimento Individual ou Familiar. Neste contexto, periodicamente, os resultados poderão ser avaliados, considerando a importância do serviço na vida dos usuários, a partir da observação de aspectos como:
- O aumento da autonomia do usuário para superação das barreiras;
- A ampliação doa cesso à informação;
- A diminuição do isolamento social;
- O apoio à convivência familiar e comunitária com qualidade;
- A diminuição das situações de negligência, maus tratos, abandono;
- O acesso a outros serviços no território;
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Com vistas a monitorar processos e conferir resultados, o serviço no Centro Dia de referência deverá definir instrumentos que permitam a avaliação do alcance dos objetivos do serviço com os usuários, a partir de indicadores identificados no momento inicial do atendimento, chamado de “linha de base do atendimento” a ser construída a partir das informações do Plano de Atendimento Individual ou Familiar. Neste contexto, periodicamente, os resultados poderão ser avaliados, considerando a importância do serviço na vida dos usuários, a partir da observação de aspectos como:
- A prevenção da institucionalização;
- O apoio aos cuidadores familiares; diminuição do stress, aumento do autocuidado e da autonomia;
- A diminuição dos custos da família com os cuidados;
- Apoio à inclusão produtiva da família;
- O fortalecimento do papel produtivo da família.